quarta-feira, 30 de novembro de 2016

GREVE

Desculpem pela falta de postagens, mas infelizmente o CPII está em greve,e até que as aulas voltem não teremos muito o que postar.

Beijos,
Mariana

segunda-feira, 18 de julho de 2016


Líbia Alicce Lima de França

Natural de (onde nasceu): RJ
Vive em (onde mora): RJ

PAI
Natural de: PE Vive em: RJ
AVÔ e AVÓ
Natural de: PE e PE
Vive(u) em: PE\RJ e PE\RJ

MÃE
Natural de: RJ Vive em: RJ
AVÔ e AVÓ 
Natural de: RN e RJ 
Vive(u) em: RJ e RJ


POSTADO POR: Líbia Alicce

Influencias da cultura indígenas no Brasil 


Desde a colonização do Brasil, o modo de vida e sobrevivência dos povos indígenas se modificou muito. A cultura do homem branco influenciou de forma drástica a vida dos povos locais. Apesar disso, ainda apresentamos traços da influência indígena na cultura brasileira. A identidade cultural do nosso povo demonstra uma integração notória dos hábitos miscigenados. Dos índios herdamos alimentos básicos da culinária, como a mandioca e o milho, e instrumentos musicais, como flautas e chocalhos. O emprego de elementos vegetais e animais como fonte de cura natural para doenças é largamente utilizado hoje, e chegam a se tornar alvo de pesquisadores estrangeiros e do contrabando biológico internacional. Apesar disso, os índios perderam o contato com a tradição da medicina natural. “O índio, se fica doente, vai para o hospital de branco, pois não sabe mais como fazer remédio, e não tem mais contato com o mato”, declara José Luiz Tserite, cacique pajé da aldeia San Felipe. A influência do artesanato indígena, com bolsas trançadas de fios e fibras, enfeites ornamentados com penas, sementes e escamas de peixes são notados não só em nosso país, mas em outras localidades da América.



Influencias da cultura europeia no Brasil 


Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa. A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa. No folclore brasileiro, são de origem portuguesa a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda. Na culinária, muitos dos pratos típicos brasileiros são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia. Um exemplo é a feijoada brasileira, resultado da adaptação dos cozidos portugueses. Também a cachaça foi criada nos engenhos como substituto para a bagaceira portuguesa, aguardente derivada do bagaço da uva. Alguns pratos portugueses também se incorporaram aos hábitos brasileiros, como as bacalhoadas e outros pratos baseados no bacalhau. Os portugueses introduziram muitas espécies novas de plantas na colônia, atualmente muito identificadas com o Brasil, como a jaca e a manga. De maneira geral, a cultura portuguesa foi responsável pela introdução no Brasil colônia dos grandes movimentos artísticos europeus: renascimento, maneirismo, barroco, rococó e neoclassicismo.


Influencias da cultura africana no Brasil 

No que se refere à contribuição africana é evidente, principalmente, na culinária, dança, religião, música e língua. Percebe-se, que, essa matriz africana teve um papel importante na formação e delineamento da identidade cultural afro-brasileira, uma que, os escravos possuíam uma grande diversidade cultural devido à sua origem distinta e por pertencerem a diversas etnias com idiomas e tradições distintas, pois, eram oriundos de diversas regiões do continente africano. Já, no Brasil esses africanos souberam assimilar, interpretar e recriar certas práticas de outras culturas com os quais estiveram em contato.

Cultura Brasileira


*Indígena 

A vontade de andar descalço foi outro hábito que herdamos dos indígenas.Muitas pessoas têm o hábito de sempre andar descalças quando estão em suas casas. Os índios, através de sua forte ligação com a floresta, descobriram nela uma variedade de alimentos, como a mandioca (e suas variações como a farinha, o pirão, a tapioca, o beiju e o mingau), o caju e o guaraná, utilizados até hoje em nossa alimentação.

*Europeia

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa. No folclore brasileiro, são de origem portuguesa a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.

*Africana

A influência da cultura africana é também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o caruru e o acarajé. No aspecto religioso os africanos buscaram sempre manter suas tradições de acordo com os locais de onde haviam saído do continente africano. Entretanto, a necessidade de aderirem ao catolicismo levou diversos grupos de africanos a misturarem as religiões do continente africano com o cristianismo europeu, processo conhecido como sincretismo religioso. São exemplos de participação religiosa africana o candomblé, a umbanda, a quimbanda e o catimbó.


Post feito por:. Mariana Rocha (21) | 705

A Mata Atlântica ocupa uma grande parte da região litorânia brasileira. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo possuindo uma rica biodiversidade.
         
                    Desmatamento

 Infelizmente a Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais ameaçado pelo desmatamento. Um estudo feito pela ONG S.O.S Mata Atlântica e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), disse que entre os anos de 2011 e 2012, o desmatamento foi de aproximadamente  235km².


     Curiosidades sobre a mata

   

-  As árvores de grande porte formam um microclima  na mata, gerando sombra e umidade;
-  A Mata Atlântica já cobriu cerca de 12% do território nacional. Hoje, restam apenas cerca de 7% da cobertura original da Mata

-  O primeiro parque nacional brasileiro foi criado em uma área de Mata Atlântica, em 14  de junho de 1937. O Parque Nacional de Itatiaia fica entre os estados do Rio de Janeiro e
  Minas Gerais e abriga 360 espécies de aves (incluindo gaviões, codornas e tucanos) e 67
 espécies de mamíferos (como a paca, macacos e preguiças)

-  A queima de florestas, ainda comum nos dias de hoje, era a prática mais empregada na preparação da terra para o plantio. Em 1711, o jesuíta André Antonil estabeleceu regras para orientar o plantio da cana-de-açúcar: “roça-se, queima-se e alimpa-se, tirando-lhe tudo o que pode servir de embaraço”. Neste caso, o “embaraço” era a própria Mata Atlântica, cujas árvores serviam também como lenha para alimentar fornalhas da indústria do açúcar.



POST POR: Vienna Kisaki (Júlia) / 705
SITES VISITADOS: http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mata_atlantica.htm❤
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/bioma_mata_atl/bioma_mata_atl_curiosidades/❤

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Horto

Circulado em vermelho somos nós, as postadoras do blog. Só falta a Julia Iacovellis.

Dia 12/05/2016 nós da turma 705 fomos ao Horto, foi bastante agradável, nós plantamos em caixinhas de leite algumas sementes.

Abaixo vou mostrar algumas fotos do local:. 


Nós vamos novamente esse mês plantar sementes.

Post feito por:. Mariana Rocha


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pau-Ferro

 (Caesalpinia leiostachya)



O Pau-Ferro é uma arvore nativa da mata Atlântica, ocorrendo do sudeste ao nordeste do Brasil, chega a ter mais que 12 metros de altura e o tronco apresenta 50 a 80 cm de diâmetro. A Floração ocorre no Verão e  Outono. Como o nome já diz , o Pau Ferro possui madeira dura, densa, durável e resistente. Seu crescimento é rápido, principalmente nos primeiros anos. Deve ser cultivado em sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o transplante de mudas.

Curiosidades:. 
Imagem Retirada do Blog:.http://www.jardineiro.net/plantas/pau-ferro-caesalpinia-ferrea.html
      
Link dos blogs que usei para a pesquisa:
♥http://www.jardineiro.net/plantas/pau-ferro-caesalpinia-ferrea.html

Post Por:. Mariana Rocha| 705

sábado, 14 de maio de 2016

1
1-Paracatu: Planta da família das Apocináceas, também chamada de Tabernaemontana Citrifolia.

2-Pirapora: Significa "O peixe salta".

3-Bocaiúva: Significa "Árvore do homem gordo".
2

4-Ituiutaba: Significa "Aldeia da lama".

5-Pitangui: Significa "O rio das crianças".

6-Guaxupê: Significa "Individuo da abelha no chão".

3
7-Nhandeara: Significa "Terra boa".

8-Itaporanga: Significa "Cornalina (pedra vermelha)".

9-Sorocabá: Significa "Escavação".

10-Itajuba: Significa "Arvore Forte".

Mapa do Brasil:
4


5
6
7
8
9
10

Uvaia

Uvaia

 Eugenia pyriformis, Uvalha, Uvalha-do-campo, Uvaia-do-campo, Uvaia-nativa, Ubaia, Uvaia-muchana, Cambuí-da-índia, Ubapeba, Pêssego-do-campo, Uvaia-azeda-do-campo, Uvaia-miúda-da-mata, Uvaia-do-Pêra, Uvaia-do-mato, Uvaieira

Nome: Eugenia pyriformis.

Nomes Populares: Uvaia, Uvalha, Uvalha-do-campo, Uvaia-do-campo, Uvaia-nativa, Ubaia, Uvaia-muchana, Cambuí-da-índia, Ubapeba, Pêssego-do-campo, Uvaia-azeda-do-campo, Uvaia-miúda-do-mata, Uvaia-do-Pêra, Uvaia-do-mato e Uvaieira.

Família: Myrtaceae.

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicaias, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais e Medicinal.

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado e Tropical.

Origem: America do Sul, Brasil.

Altura: 3.6 a 4.7 metros, 6.0 a 9.0 metros e 9.0 a 12 metros.

Luminosidade: Sol Pleno.

Ciclo de Vida: Perene.

A uvaia é uma arvoreta ou arbusto nativo do sul e sudeste do Brasil, é cultivada em quintais e pomares domésticos principalmente pelos seus saborosos frutos. O nome "Uvaia" vem do tupi e significa "fruta ácida". Ela é aparentada com a Pitanga , Grumixama, e a Cereja-do-rio-grande. Alcança de 4 á 10 metros de altura, com 30 a 50 cm de diâmetro de tronco. Pode ter caule único e retilíneo ou ramificar desde à base, de acordo com a variedade. Apresenta folhas pequenas, opostas, de forma elíptica, inteiras e aromáticas. Floresce na primavera, despontando flores axilares, pedunculadas, hermafroditas, tetrâmeras e brancas. O fruto que se segue é uma drupa globosa a piriforme, com 2,5 a 4 cm de diâmetro, carnosa, suculenta, de casca e polpa amarela a alaranjada, com até quatro sementes redondas. Eles amadurecem no verão e são avidamente consumidos por passarinhos.

sábado, 30 de abril de 2016

Quem escreveu a carta?
Pero Vaz de Caminha.

    O Brasil foi descoberto no ano de 1500. Mas, como nessa época não havia um meio de comunicação realmente rápido, quando Pedro Álvares Cabral aqui chegou, mandou que seu escrivão, Pero Vaz de Caminha, elaborara-se uma carta narrando quais eram as características físicas e as primeiras impressões sobre a nova terra para Dom Manuel I. Essa carta ficou conhecida como Carta para o Rei Dom Manuel ou Carta de Pero Vaz de Caminha.
    Neste documento, havia informações gerais sobre a região explorada e algumas prospecções sobre o potencial econômico local. No entanto, somente três décadas mais tarde, os portugueses iniciaram as atividades regulares de colonização no Brasil.



http://www.historia-brasil.com/descobrimento/carta-caminha-imagem.htm

Primeiro paragrafo da carta de Pero Vaz de Caminha:

"Senhor:

Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer.
Tome Vossa Alteza, porém, minha ignorância por boa vontade, e creia bem por certo que, para aformosear nem afear, não porei aqui mais do que aquilo que vi e me pareceu.
Da marinhagem e singraduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza, porque o não saberei fazer, e os pilotos devem ter esse cuidado. Portanto, Senhor, do que hei de falar começo e digo:
A partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira, 9 de março. Sábado, 14 do dito mês, entre as oito e nove horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grã- Canária, e ali andamos todo aquele dia em calma, à vista delas, obra de três a quatro léguas. E domingo, 22 do dito mês, às dez horas, pouco mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, ou melhor, da ilha de S. Nicolau, segundo o dito de Pero Escolar, piloto."

Continua...

http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/perovazcaminha/carta.htm

Post feito por:. Líbia Alicce

Pindorama


Guarani

O povo Guarani foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do Sul, cerca de 500 anos atrás,O povo Guarani é profundamente espiritual. A maioria das comunidades possui um espaço para oração, e um líder religioso, cuja autoridade é baseada em prestígio, em vez de poder formal. 

Carijós


Os Carijó, eram uma tribo da nação indígena Tupi-guarani que vivia no sul do Brasil na época do descobrimento,O artesanato Carijó era muito diversificado. Seus traçados variavam das redes, esteiras e cestos às armadilhas de caça, como o mundéu e a arapuca, e de pesca, como o covo e o jiqui. Seus trabalhos em pedra polida e madeira abarcavam várias armas para a caça e a guerra, além de inúmeros artefatos, com destaque para a sua maior peça artesanal, a canoa escavada em tronco de garapuvu.

Post feito por:. 
Mariana




quinta-feira, 7 de abril de 2016

     No dia 24, o nosso professor de Geografia, mandou a turma trazer sementes de arvores e frutas. Eu, Líbia Alicce, trouxe semente de fruta do conde, e semente de maçã.
     Nossas aulas são toda 5º feira, somos novas nesse negócio de Blog (Mariana nem tanto) mas estou gostando da ideia. Hoje dia 07 de Abril de 2016, Jenny não veio, então quem iniciou o blog foi eu (Líbia Alicce), Mariana e Julia. Somos todas amigas.
     No dia 31, vimos uma parte de uma série em sala, se chama "A muralha", essa série foi feita pela globo para comemorar o aniversario do Rio.

Apresentação

Oiee pessoal, estamos aqui para fazer um trabalho de Geografia, postaremos aqui durante o ano todo, juntas somos as Gnomos Da Geografia, um grupo formado por:.

Mariana, 12 anos 

Líbia, 12 anos

Júlia, 13 anos

Jennifer, 16 anos

Somos do sétimo ano e contaremos a vocês nosso dia-a-dia na Geografia.

Vou falar mais sobre nós.

Meu nome é Mariana tenho 12 anos e uma das minha matérias favoritas é Geografia, amo muito ler ver filmes e coisas do tipo, sou um unicórnio.

Meu nome é Líbia Alicce, tenho 12 anos, não gosto muito de Geografia, mas é minha obrigação estudar para ser alguém na vida.

Oieee, aqui é a Júlia, mas podem me chamar de Vienna ou Kisaki seilá!!!! Bom se e para falar de mim vó começar pelo começo.... Só estranha, só a única pessoa que eu conheço que gosta de minecraft e anime. Não só muito fã de geografia mas é maneiro(e o professor é bem legal).

Bom a Jennifer não esta podendo vir se apresenta mas depois ela vem da as caras kkkkk!!!!

TCHAAAAU!! TEMOS QUE IR, TEM OUTRA TURMA ENTRANDO AQUIII!!