sábado, 14 de maio de 2016

Uvaia

Uvaia

 Eugenia pyriformis, Uvalha, Uvalha-do-campo, Uvaia-do-campo, Uvaia-nativa, Ubaia, Uvaia-muchana, Cambuí-da-índia, Ubapeba, Pêssego-do-campo, Uvaia-azeda-do-campo, Uvaia-miúda-da-mata, Uvaia-do-Pêra, Uvaia-do-mato, Uvaieira

Nome: Eugenia pyriformis.

Nomes Populares: Uvaia, Uvalha, Uvalha-do-campo, Uvaia-do-campo, Uvaia-nativa, Ubaia, Uvaia-muchana, Cambuí-da-índia, Ubapeba, Pêssego-do-campo, Uvaia-azeda-do-campo, Uvaia-miúda-do-mata, Uvaia-do-Pêra, Uvaia-do-mato e Uvaieira.

Família: Myrtaceae.

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicaias, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais e Medicinal.

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado e Tropical.

Origem: America do Sul, Brasil.

Altura: 3.6 a 4.7 metros, 6.0 a 9.0 metros e 9.0 a 12 metros.

Luminosidade: Sol Pleno.

Ciclo de Vida: Perene.

A uvaia é uma arvoreta ou arbusto nativo do sul e sudeste do Brasil, é cultivada em quintais e pomares domésticos principalmente pelos seus saborosos frutos. O nome "Uvaia" vem do tupi e significa "fruta ácida". Ela é aparentada com a Pitanga , Grumixama, e a Cereja-do-rio-grande. Alcança de 4 á 10 metros de altura, com 30 a 50 cm de diâmetro de tronco. Pode ter caule único e retilíneo ou ramificar desde à base, de acordo com a variedade. Apresenta folhas pequenas, opostas, de forma elíptica, inteiras e aromáticas. Floresce na primavera, despontando flores axilares, pedunculadas, hermafroditas, tetrâmeras e brancas. O fruto que se segue é uma drupa globosa a piriforme, com 2,5 a 4 cm de diâmetro, carnosa, suculenta, de casca e polpa amarela a alaranjada, com até quatro sementes redondas. Eles amadurecem no verão e são avidamente consumidos por passarinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário