Pero Vaz de Caminha.
O Brasil foi descoberto no ano de 1500. Mas, como nessa época não havia um meio de comunicação realmente rápido, quando Pedro Álvares Cabral aqui chegou, mandou que seu escrivão, Pero Vaz de Caminha, elaborara-se uma carta narrando quais eram as características físicas e as primeiras impressões sobre a nova terra para Dom Manuel I. Essa carta ficou conhecida como Carta para o Rei Dom Manuel ou Carta de Pero Vaz de Caminha.
Neste documento, havia informações gerais sobre a região explorada e algumas prospecções sobre o potencial econômico local. No entanto, somente três décadas mais tarde, os portugueses iniciaram as atividades regulares de colonização no Brasil.
http://www.historia-brasil.com/descobrimento/carta-caminha-imagem.htm
Primeiro paragrafo da carta de Pero Vaz de Caminha:
http://www.historia-brasil.com/descobrimento/carta-caminha-imagem.htm
Primeiro paragrafo da carta de Pero Vaz de Caminha:
"Senhor:
Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer.
Tome Vossa Alteza, porém, minha ignorância por boa vontade, e creia bem por certo que, para aformosear nem afear, não porei aqui mais do que aquilo que vi e me pareceu.
Da marinhagem e singraduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza, porque o não saberei fazer, e os pilotos devem ter esse cuidado. Portanto, Senhor, do que hei de falar começo e digo:
A partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira, 9 de março. Sábado, 14 do dito mês, entre as oito e nove horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grã- Canária, e ali andamos todo aquele dia em calma, à vista delas, obra de três a quatro léguas. E domingo, 22 do dito mês, às dez horas, pouco mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, ou melhor, da ilha de S. Nicolau, segundo o dito de Pero Escolar, piloto."
Continua...
http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/perovazcaminha/carta.htm
Post feito por:. Líbia Alicce